Igor Caracas expressa sua musicalidade de diversas formas e a autoria de seu trabalho atravessa suas atuações como compositor, percussionista, multi-instrumentista, educador e produtor musical. “Cada Passo”, seu álbum de estreia, lançado em junho de 2019, veio para mostrar um lado menos conhecido, o de cantor, além de fortalecer a sua veia de compositor. Lançou em 2021 o single Árvore a Menos e em 2022 lança sua nova música: Desembaraços.
Como percussionista e baterista, fez parte dos grupos Saulo Duarte e a Unidade; La Cumbia Negra, Passarim30, Breculê, Magnólia Orquestra, Mawu. E já contribuiu ao vivo ou em estúdio com artistas e grupos como Lulina, Felipe Cordeiro, Josyara, Ilya, Luiza Brina, Oto Gris, Soledad, Vovô Bebê, Romulo Fróes, Benito di Paula, Mãeana, Laura Lavieri, Laya, Luedji Luna, Tika, Kika, Morris, Luiza Lian, Holger, Dona Onete, Geomungo Factory (Coréia do Sul), Moreira Chonguiça (Moçambique), entre outros. Além de integrar os espetáculos infantis Uma Companhia Miúda Gigante (com Luz Marina); Catopleia (com Luz Marina, Edith Derdyk e João Taubkin); Casa Bagunçada (com Pipo Pegoraro, Jullipop, Cesinha Pegoraro e Paola Pelosini).
Como produtor musical, produziu discos de Lorena Nunes (La Mar, 2020); o próprio disco Cada Passo (2019), Maria Ó (Dança Três, 2017); Daniel Medina (Evoé!, 2017); e Bruno Rafael (Superlua, 2020).
Na área acadêmica, Igor Caracas é Mestrando e licenciado em Educação Musical pela Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve o projeto “Percussão, Descoberta e Criação” que investiga as relações entre percussão, objetos do cotidiano e materiais naturais.
Fez residência artística em Barcelona com a Coetus Orquesta de Percusión Ibérica, onde estudou sobre a percussão ibérica e arranjos percussivos com o mestre Aleix Tobias Sabater, com ênfase na singularidade de sua orquestração de percussão.
Atualmente, além de sua atuação artística, Igor Caracas é professor de percussão e bateria de renomadas escolas de música em São Paulo, a Teca Oficina de Música e a Escola Movimento. Também ministra oficinas para o público em geral, com destaque para seu recente trabalho chamado Percussão, Descoberta e Criação.