
Igor Caracas expressa sua musicalidade de diversas formas como compositor, percussionista, multi-instrumentista, cantor, educador, pesquisador e produtor musical. Músico atuante na cena musical brasileira, lançou em 2019 seu primeiro álbum solo Cada Passo com canções próprias. Em 2022 lançou o ep Quem Se Aproxima, além de cinco vídeo-clipes de canções dos dois fonogramas.
Na área acadêmica é Mestre e Doutorando em Processos de Criação Musical (Música e Educação) e licenciado em Educação Musical, todos pela Universidade de São Paulo (USP) onde desenvolveu o trabalho Percussão, Descoberta e Criação e onde segue investigando os objetos percussivos.
Como educador, leciona na educação infantil, em formações de professores e na pós-graduação, curso de especialização em arte e educação. Como produtor musical, produziu os próprios discos e de outros artistas como Lorena Nunes – La Mar (2020); Maria Ó – Dança Três (2017); Daniel Medina – Evoé (2017); Bruno Rafael – Superlua (2019).
Hoje integra o Ondas Dy Calor; a Casa Bagunçada; o Passarim e acompanha artistas como Benito di Paula e Rodrigo Vellozo; Bruno Capinan; Laura Lavieri e Cacá Machado; Manoel Cordeiro, Helô Ribeiro, dentre outros.